Deseja saber como não confundir os termos logo, logotipo, marca e logomarca?
Conheça as diferenças entre as denominações
Deseja saber como não confundir os termos logo, logotipo, marca e logomarca? No artigo de hoje, você descobrirá quais as características e diferenças entre as nomenclaturas e que ambas são um itens essenciais para a construção e reconhecimento de uma marca.
Agora que você sabe que é importante distinguir os termos, queremos te apresentar para uma referência para criação neste segmento: a Finger Digital.
O que é uma logomarca?
Há quem afirme que logomarca e logotipo são a mesma coisa ou que a nomenclatura não faz diferença. Mas é fundamental saber que logomarca não é o termo correto a ser utilizado.
O termo logomarca é composto pela união de duas palavras: logo + marca. “Logos” vem do grego e expressa o sentido de “significado”; já a marca tem origem na palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo.” Consequentemente logomarca significaria “Significado do Significado”.
Logo ou logotipo?
Muitos ainda confundem as denominações logo e logotipo. Mas afinal, qual a diferença entre elas?
Em grego, “logos” diz respeito a conceito ou significado. Já “typos” significa símbolo ou figura. Dessa forma, logotipo significa símbolo visível de um conceito. Já a denominação logo é uma abreviação do termo. Ou seja, ambas as palavras possuem o mesmo significado.
O logotipo é a parte escrita (nome da marca), é a representação do nome de uma empresa com um tipo de letra característico de forma estilizada. Como exemplo bem conhecido, podemos citar o logotipo da Coca-Cola, que é formado apenas pelo nome da empresa. Também são exemplos conhecidos o logotipo do Google, Sony, Disney e vários outros. Um logotipo em si é composto pelo símbolo e pela tipografia.
Os logotipos devem ser únicos e exclusivos para cada companhia. Também podem ser registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), veja neste post.
Apesar da designação, as nomenclaturas logotipo e logo também são normalmente utilizadas pelas pessoas para denominar tanto a tipografia quanto o símbolo para representar uma empresa.
Afinal o que é o símbolo?
O símbolo vai ser o ícone que representa a empresa. Como exemplo podemos destacar: uma maçã mordida com uma das mais reconhecidas instituições de tecnologia ou um “M” amarelo para uma das redes de fast food com amplitude mundial. Que são a maçã da Apple ou o M do McDonald’s.
O símbolo é a representação da ou desenho da marca, que pode ser abstrato ou figurativo. Esse símbolo deve sintetizar os valores, princípios e personalidade da marca.
Qual a função da marca?
A marca envolve todos as representações visuais que identificam a empresa, como o logotipo, símbolo, slogan, cores, nome, entre outros. É o elemento principal da identidade visual de uma empresa.
Através da marca que a empresa será identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico que está sendo representado. De um ponto de vista geral, a marca pode ser conceituada como a conexão entre uma empresa, sua missão, valores, visão e os seus consumidores.
Conheça a Finger Digital e o seu departamento para criação de identidade visual
Agora que você conhece mais sobre as vantagens de contar com um projeto adequado para a criação de logotipo de qualidade, queremos te apresentar uma referência neste segmento: a Finger Digital.
Trata-se de uma das principais agências especializadas em criação de identidade visual com ideias inovadoras e experiência em marketing digital.
Contamos com profissionais qualificados e certificações que garantem excelência para realizar os melhores projetos em criação dos logotipos e identidade visual.
Se você ainda está em dúvida sobre criar um logotipo e deseja conhecer a Finger Digital? Como apenas um click você pode entrar em contato conosco que estamos à disposição para solucionar todas as suas dúvidas!